3 Good things I learned after getting laid off from my very first job

I have a story to tell today. It’s taken a while to ripen. I didn’t know how to start, what to say, or if it would even matter… A few things you should know about me before I tell my story — I’m a…

Smartphone

独家优惠奖金 100% 高达 1 BTC + 180 免费旋转




Como integrar Power Apps e Power BI utilizando o OneDrive

E assim criar uma solução profissional para inserir dados diretamente pelos relatórios

A Microsoft possui muitas ferramentas interessantes para trabalhar com dados, e a integração entre elas é possível e pode aumentar muito o seu repertório de soluções. A integração do Power Apps com o Power BI permite a inserção e edição de dados diretamente no relatório publicado, com muita flexibilidade. E neste tutorial vou utilizar o exemplo de um gestor que deseja editar as metas de vendas de cada mês pelo relatório.

No momento que escrevo não existe muito material atualizado na internet sobre esta integração, grande parte ficou defasado devido a atualizações. Bom lembrar que o objetivo aqui não é ensinar como usar as ferramentas citadas, para isso já existe muito conteúdo gratuito de extrema qualidade na internet.

O primeiro passo é criar a fonte de dados, que deve estar formatada como tabela em um arquivo Excel no OneDrive. Já deve se ter em mente quais valores serão fixos e quais serão possíveis ser editados no Power App, para os valores editáveis não é necessário que todos estejam preenchidos na tabela.

Feito isso, já é possível desenvolver o Power App utilizando esta tabela como referência.

Antes de criar o app deve-se adicionar uma conexão com o seu OneDrive na aba “Conexões”, como mostrado abaixo. Depois disso, na aba “Aplicativos”, é só clicar em “Novo aplicativo”.

Nesta nova tela podemos escolher, dentre muitas opções, a fonte de dados do app, que neste caso será a planilha criada no Excel Online.

Quando a fonte de dados é no formato de tabela de Excel o Power Apps disponibiliza este template com 3 telas (Browse, Detail e Edit) para começar o desenvolvimento. Aqui a liberdade de criação é muito grande, mas envolve um pouco de paciência para aprender a utilizar a ferramenta. No final vou disponibilizar links de canais no Youtube que possuem materiais muito interessante sobre o assunto.

No nosso exemplo eu não alterei muito o template, só tirei a possibilidade de edição da coluna “Mês” na aba Edit.

Com o app desenvolvido, agora podemos de fato fazer a integração com o Power BI. Para isso precisamos, no OneDrive, copiar as informações do embed code do arquivo e substituir o código em negrito abaixo:

Com o código em mãos, podemos abrir o Power BI e adicionar a planilha como fonte de dados. Para isso devemos colar o código como fonte de dados Web, na aba “Obter dados”, do Power BI.

E, para finalizar, adicionamos a visualização do Power Apps (Se sua versão do PBI não tiver esta opção, é só apertar nos “…” e procurar no marketplace).

Pronto! Simples assim.

Canais para aprendizado de Power Apps:

Add a comment

Related posts:

Like 11

The Twin Towers were the proud symbol of the New York City skyline for many years until they ceded their location to a space sublime.